quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Criação do Clube de Astronomia

CLUBE DE ASTRONOMIA EM SANTO ANTONIO DO SUDOESTE


A partir de outubro de 2009, as observações do céu noturno passaram a ser uma realidade em Santo Antonio do Sudoeste. A possibilidade ocorreu através de uma campanha envolvendo alunos, funcionários, professores, direção e comunidade escolar do Colégio Estadual Humberto de Campos. As doações possibilitaram a compra de um Telescópio Newtoniano de 200 mm de diâmetro e um kit de oculares, totalizando um valor aproximado de 3 mil reais. As atividades na área da Astronomia, além de profissionais experientes no assunto, exigem investimentos altos pela disponibilidade de investimento dos colégios, isso faz com que o Humberto de Campos seja um dos poucos colégios do Paraná que possui telescópio.
Em 2010, com a aprovação do Programa Viva a Escola: A Estrutura da Terra e seu posicionamento no Sistema Solar, as atividades de observação do céu continuaram, momentos que fortalecem a compreensão da teoria na prática, além de aproximar professores, alunos, pais e comunidade em geral. Com a realização das observações do céu, percebeu-se que para observar alguns astros o equipamento estava ficando limitado e que necessitava novos investimentos, com isso, surge a idéia da fundação de um clube da astronomia.
A idéia foi concretizada em 15/06/2010, data em que foi constituído o Clube de Astronomia do Colégio Estadual Humberto de Campos (CACEHC), como uma entidade pública, civil, sem fins lucrativos que terá sua sede na cidade de Santo Antonio Sudoeste vinculado ao colégio Estadual Humberto de Campos como parte integrante do mesmo. O clube tem como objetivo estimular alunos, profissionais da educação e comunidade escolar a conhecer o céu noturno e sua diversidade de astros como possibilidade para ampliar o conhecimento científico, além de divulgar a astronomia.
A inauguração do CACEHC, foi realizada no dia 07/07/2010, às 18:30, em frente ao ginásio de esportes do Bairro Princesa Izabel, município de Santo Antonio do Sudoeste/PR. O evento contou coma presença dos membros do clube (próximo a 50), autoridades e sócios beneméritos, pessoas e entidades que realizaram doações. Com essas doações, foram feitos investimentos no sentido de garantir novidades nas observações (Binóculo Órion 10x50 e uma ocular 2 polegadas de 30 mm). Desde já, a direção do CACEHC agradece a colaboração de todos. E finalmente, bons céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário